Dr. Fabrício Matos, Coloproctologista em Itabuna-BA
Telefone : (73) 3617-9690 - (73) 3617-0666
Quando existem problemas na vesícula biliar, que tem a função de armazenar a bile, o médico pode indicar que seja feita uma cirurgia para removê-la. O procedimento cirúrgico para a retirada dela recebe o nome de colecistectomia.
Para que exista essa recomendação, é preciso que o cirurgião identifique que há o desenvolvimento de uma inflamação no local ou que encontre a formação de cálculos biliares (pedras na vesícula). A intervenção cirúrgica também é indicada nos casos de pólipos e câncer.
Podem ser utilizadas duas técnicas para essa modalidade de cirurgia: a tradicional e a laparoscópica.
Mais importante do que a escolha da técnica cirúrgica que será adotada pelo médico é a conscientização do paciente sobre os cuidados necessários no período pós-operatório. São esses cuidados que irão permitir que haja uma cicatrização de qualidade nos tecidos e a completa recuperação do paciente.
A cirurgia convencional é considerada a mais tradicional. Ela é executada com a realização de um corte no abdômen do paciente. Essa é a técnica mais invasiva. O corte tem que ser maior, a dor provocada no paciente e os cuidados necessários no período pós-operatório também são maiores. Devido a isso, é necessário um tempo maior para que a recuperação do paciente ocorra de forma plena, permitindo assim que haja uma cicatrização de boa qualidade nos tecidos.
Já a segunda modalidade disponível é a que apresenta ser mais adequada para grande parte dos pacientes pois, é muito menos invasiva. Ela é feita por laparoscopia. Neste procedimento, são realizadas quatro pequenas incisões no abdômen do paciente, pelas quais são colocadas uma câmera e as ferramentas necessárias para o cirurgião executar a operação.
Nesse tipo de cirurgia o paciente tem vários benefícios. A cicatriz é menor, as incisões, por serem pequenas, causam menos dor e desconforto, além de que o tempo de recuperação reduz muito.
Muitos pacientes que fazem a colecistectomia videolaparoscópica já conseguem sentar e caminhar sem maiores dificuldades, ingerir líquidos e fazer uma refeição leve no mesmo dia da cirurgia e em alguns casos o médico pode até dar alta hospitalar, podendo ir para casa descansar.
Após a realização da cirurgia de retirada da vesícula, dependendo da técnica utilizada, a recuperação acontece de maneira diferente, mas algumas coisas são válidas para ambos os casos.
Higiene – Os cuidados com a limpeza do local onde foi feita a cirurgia é muito importante, pois evita que o paciente tenha alguma contaminação.
Repouso – O paciente deve evitar esforços e, mesmo que se sinta bem disposto, aguardar a liberação médica para executar tarefas que exijam força.
Alimentação – Tanto a cirurgia com corte quanto aquela por laparoscopia requer que o paciente mantenha uma alimentação mais leve por alguns dias.
Em caso de qualquer dúvida, consulte seu médico de confiança.