Dr. Fabrício Matos, Coloproctologista em Itabuna-BA


  Telefone : (73) 3617-9690 - (73) 3617-0666

A doença de Crohn

A doença de Crohn é uma enfermidade do tipo inflamatória crônica que pode atingir todo o nosso sistema digestivo, mas tem impacto mais forte na parte inferior do intestino delgado (íleo terminal) e no cólon.

O processo inflamatório que é gerado por essa doença é muito invasivo e danifica todas as camadas da parede intestinal (mucosa, submucosa, muscular e serosa).

A origem dessa doença ainda não é conhecida, mas algumas hipóteses indicam que seja provocada por dificuldades na regulação do nosso sistema imunológico, ou seja, o próprio sistema de defesa do organismo pode ser a causa do problema. Existe a suspeita de que fatores ambientais, dietéticos, genéticos e infecciosos também possam ter ligação com a ocorrência dessa enfermidade.

A doença de Crohn é encontrada de forma igual tanto em homens quanto em mulheres e, na grande maioria dos casos, é identificado mais de um caso na mesma família. O maior índice de incidência é na faixa etária entre os 20 e os 40 anos de idade.

Os fumantes também são muito atingidos. O paciente com diagnóstico da doença de Crohn deve ser monitorado para o câncer de intestino, pois a doença é um fator de risco.

 

Sintomas

Essa condição tem como característica principal o surgimento de dores abdominais em conjunto com febre, perda de peso e diarreia (que pode ou não ter sinais de muco e sangue). O paciente também fica fraco devido à dificuldade de o organismo absorver os nutrientes dos alimentos.

Eventualmente, podem surgir sintomas leves por complicações diversas como dores nas articulações, aftas, lesões de pele, entre outras. Porém, podem ocorrer complicações mais severas como obstrução intestinal, fissuras e fístulas.

 

Diagnóstico da doença de Crohn

O médico poderá solicitar exames clínicos e um levantamento completo do histórico de saúde do paciente. Também serão necessários alguns exames de sangue.

Para que não exista confusão na identificação da enfermidade, é preciso encontrar os pontos afetados. Isso pode ser através de exames de imagem como endoscopia, colonoscopia, raios X do trânsito intestinal, tomografia e ressonância magnética, a fim de estabelecer o diagnóstico diferencial.

 

Tratamento da doença de Crohn

Não existe, até o momento, uma cura para a doença de Crohn. O paciente pode ter períodos de melhora, mas crises podem acontecer.

O médico fará a escolha do tratamento de acordo com a evolução da doença. Em linhas gerais, o que pode ser feito é deter o processo inflamatório, diminuir os sintomas e repor as deficiências nutricionais. Nos casos mais severos, pode ser preciso o uso de corticosteróides. Quando o paciente não reage ao tratamento, existe a possibilidade de o médico indicar medicamentos imunossupressores.

A intervenção cirúrgica é executada nos casos mais graves.