Dr. Fabrício Matos, Coloproctologista em Itabuna-BA


  Telefone : (73) 3617-9690 - (73) 3617-0666

Câncer Colorretal

O Câncer colorretal é um tipo de tumor maligno que fica alojado no reto ou intestino grosso. Entre os homens, é um dos mais comuns, só perdendo para o câncer de pulmão e de próstata.

Essa enfermidade cresce na área do intestino grosso, mais precisamente na região do cólon ou do reto. O adenocarcinoma é o tumor colorretal mais comum. Em 90% dos pacientes, o tumor tem sua origem em um pólipo adenomatoso. Esse pólipo, com o passar do tempo, sofre mudanças de forma progressiva em suas células. Justamente por isso, a melhor maneira de evitar o surgimento desse tipo de carcinoma é monitorar através de exames, como os de colonoscopia, para identificar previamente o aparecimento dos pólipos e permitir sua remoção antes que evoluam para um tumor.

Conforme levantamento feito pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer colorretal figura como o terceiro tipo de tumor que mais atinge os homens e é o segundo mais comum entre as mulheres, nas quais somente é menos comum do que o câncer de mama.

Tanto os homens quanto as mulheres sofrem da mesma maneira com esse tipo de câncer, mas as ocorrências na população masculina são ligeiramente maiores.

Casos em crianças são pouco encontrados. Já a partir dos 50 anos, o aparecimento desse tipo de enfermidade ocorre com mais frequência.

Anualmente, são identificados milhares de casos desse tipo de enfermidade em nosso país.
Características:

O câncer colorretal é considerado um inimigo silencioso. Seus sintomas geralmente aparecem somente quando a doença já está em sua fase mais avançada.
O paciente deve ficar atendo aos seguintes sinais:

  • Encontrar sangue ao defecar. A cor do sangue pode ser mais viva ou mesmo escura, com ou sem a presença de muco ou envolvido nas fezes;
  • Mudanças na rotina de evacuação. Diarreia aguda, necessidade de defecar urgentemente ou pouca quantidade de fezes;
  • Fezes mais finas, sentir que a evacuação não foi completada, retenção das fezes de forma duradoura que teve início repentino, percepção de inchaço abdominal em conjunto com cólicas abdominais constantes;
  • Anemia severa, perda de peso e cansaço.

Como evitar essa doença?

Algumas pesquisas realizadas em grandes grupos de pessoas indicam que a ingestão frequente de carne vermelha, alimentos embutidos e bebidas alcoólicas tem ligação com o surgimento de mais casos de tumores na região colorretal.

Para aumentar as chances de evitar esse tipo de enfermidade, a pessoa deve ter sua alimentação mais balanceada, consumindo fibras naturais, fazendo exercícios de forma frequente e, principalmente, deve reduzir o consumo dos itens que são mais propensos a gerar a doença, a que referimos anteriormente. Esses cuidados reduzem a possibilidade do desenvolvimento dos pólipos adenomatosos e do carcinoma.