Dr. Fabrício Matos, Coloproctologista em Itabuna-BA


  Telefone : (73) 3617-9690 - (73) 3617-0666

Cirurgia de hérnia

A hérnia é um deslocamento, total ou parcial, de um ou mais órgãos através de uma abertura que se forma devido a uma deformidade ou enfraquecimento nos tecidos que fazem parte das camadas protetoras dos órgãos internos do abdômen.

Os tipos de hérnia mais frequentes são:

  • Hérnias epigástricas: surgem na área da linha média do abdômen. Aparecem em decorrência do afastamento da musculatura reto abdominal, formada por dois músculos que ficam na parte anterior e central do abdômen;
  • Hérnias umbilicais ou para umbilicais: São encontradas na região em torno do umbigo e, em geral, acontecem devido à passagem de alguma alça intestinal pelo tecido muscular. A ocorrência desse tipo de hérnia é mais comum em bebês e muitas vezes acabam por desaparecer de forma espontânea;
  • Hérnias inguinais: aparecem na região da virilha (na junção entre a parte inferior do abdômen e a coxa). Quando acontecem em pacientes masculinos, existe a possibilidade de a área atingida ir até os testículos, provocando assim uma hérnia inguinoescrotal. Nesses casos, a cirurgia acaba sendo o tratamento mais indicado para resolver esse tipo de enfermidade.

Tratamento

A cirurgia é o tratamento recomendado para os casos de hérnia, não importando qual a área atingida pela enfermidade. A indicação do uso de remédios tem o objetivo de reduzir os sintomas mais comuns das pessoas acometidas por essa condição. Além da dor, o paciente por sofrer com náuseas, enjoos e vômitos. No período pós-operatório, também são utilizados medicamentos para reduzir qualquer incômodo durante a recuperação do paciente.

O médico terá três opções disponíveis de técnicas para realizar a operação das hérnias da parede abdominal. A cirurgia mais tradicional é a aberta, mas as técnicas mais modernas são a laparoscópica e a robótica. Estas duas últimas modalidades são as opções com menor tempo para o paciente se recuperar, pois são menos invasivas.

Para escolher qual o melhor método para realizar a cirurgia de hérnia, o médico irá avaliar uma série de itens da saúde geral do paciente.

Cirurgia aberta

A cirurgia aberta era, até a década de 90, a única técnica possível para o tratamento dos casos de hérnia. O método era tido como sendo de complexidade média. Por ser o procedimento mais antigo, esse tipo de cirurgia é considerado o método mais tradicional para tratar essa enfermidade.

Como a cirurgia aberta é realizada?

O médico cirurgião precisa realizar um corte (incisão) para que seja possível acessar a área na qual está localizada a hérnia.

Com a área à mostra, permitindo a completa visualização da situação, o cirurgião poderá recolocar o órgão no seu local de origem, corrigindo a infiltração pelo orifício.

Para não permitir que aconteça a reincidência do problema, é colocada uma tela de polipropileno (plástico) que fica integrada com a musculatura que teve o relaxamento dos tecidos, fazendo assim com que a área fique reforçada.

Nessa modalidade de cirurgia, o anestesista e o cirurgião avaliam a melhor forma de sedação, podendo escolher pela anestesia local, anestesia peridural ou anestesia geral. A escolha é realizada depois de avaliar os exames clínicos e o tamanho e a localização das hérnias.

Pós-operatório da cirurgia aberta

Por ser uma modalidade de cirurgia mais invasiva, o tempo de recuperação e os cuidados do paciente são maiores.

Cirurgia laparoscópica

A cirurgia de hérnia utilizando a técnica laparoscópica é um dos métodos menos invasivos, permitindo que o tempo para a recuperação do paciente seja bem menor e ainda tem a vantagem de a cicatriz deixada ser bem discreta.

Como a cirurgia laparoscópica é realizada?

A técnica de cirurgia de hérnia laparoscópica é realizada com incisões bem pequenas na área próxima da hérnia. Através de imagens capturadas por uma câmera, o cirurgião tem uma visão abrangente de onde precisa fazer a intervenção para corrigir a hérnia.

É um procedimento relativamente rápido, durando em torno de 1 hora, e, da mesma forma que a cirurgia aberta, é colocada uma tela na musculatura para dar mais resistência ao local, evitando assim a recidiva da hérnia.

Nesse tipo de procedimento, é preciso fazer uso de anestesia geral, já que é necessário que o paciente esteja com sua musculatura completamente relaxada para a execução da técnica.