Dr. Fabrício Matos, Coloproctologista em Itabuna-BA
Telefone : (73) 3617-9690 - (73) 3617-0666
A colonoscopia é um exame que é realizado com a finalidade primordial de analisar o revestimento interno do intestino grosso, olhando literalmente dentro do paciente. O médico pode, com este tipo de exame, verificar a existência de muitas mudanças na parte da mucosa intestinal, como úlceras, inflamações, colite, varizes, doença diverticular, pólipos ou tumores.
Uma das vantagens deste exame é que existe a possibilidade de tratar uma boa parte das lesões do intestino durante a sua execução. Pode ser feita a coleta de material para realizar biópsia ou até mesmo a retirada de pólipos. Também pode ser realizada a cauterização de vasos sanguíneos que forem encontrados sangrando ou até mesmo a descompressão de volvo intestinal.
O preparo para fazer este exame requer alguns procedimentos, como usar laxantes e uma dieta específica indicada pelo médico. Em geral a dieta é composta de alimentos e líquidos de fácil digestão como arroz e massas brancas, sucos (sem polpa da fruta), peixes, ovos cozidos e iogurte (sem frutas ou pedaços). A maioria dos médicos orienta também que o paciente evite, nesse período, o consumo de frutas, frutos secos, verduras, legumes e cereais, pois os resíduos desses alimentos podem atrapalhar a visualização da área.
O ideal é que o preparo seja iniciado com pelo menos dois dias de antecedência da data do exame. Isso é necessário para que a região a ser avaliada do intestino esteja limpa e qualquer tipo de alteração possa ser visualizada com mais facilidade.
Algumas pessoas têm medo de realizar este exame por receio de sentir dor durante sua execução. É importante deixar claro que, como a colonoscopia é feita com sedação, não é um exame doloroso, portanto, não é preciso ter receio de realizá-la.
Todo o procedimento é feito em ambiente totalmente seguro e controlado, com toda segurança para o paciente.
A indicação para a realização deste exame é feita quando o paciente possui sintomas que possam sinalizar alguma alteração na região intestinal, como, por exemplo, diarreia muito persistente ou a ocorrência de sangramento evacuatório. Para as pessoas que possuem histórico familiar de doenças intestinais é recomendado que façam a colonoscopia mais rotineiramente para acompanhar se não existe algum problema. Após os 45 anos, é importante que homens e mulheres realizem este tipo de exame como forma de prevenção.